Wednesday, February 25, 2015

Técnicas de estudo

Entramos na sexta semana de aulas, então as provas estão se aproximando rapidamente!! Eu tive uma prova ontem, e terei outra semana que vem.

Algumas pessoas sofrem de ansiedade pré-provas, então essa época de provas pode deixá-las sobrecarregadas. É extremamente importante focar e estudar bem para reduzir o estresse antes das provas, então vou dizer aqui a minha "rotina de estudo".

Ambientação

Eu preciso de um lugar calmo, sem barulho, e sem perturbação. O andar de cima da biblioteca é um ótimo local para estudar porque eu posso pegar alguns livros emprestados e adicionar como fonte de pesquisa nos meus trabalhos, posso usar os computadores e imprimir o que eu precisar, e é calmo. Algumas pessoas gostam de ir para coffee houses, mas eu me distraio facilmente, então preciso me isolar. Se estou em casa, normalmente me tranco no meu quarto e coloco protetores de ouvido.

Juntando os materias necessários

Junto tudo que eu provavelmente ache que vá precisar: livros, cadernos, marca-texto, caneta, lápis, borracha, sticky-notes, laptop, lanche (comida pro cérebro), lenços (eu espirro muito), água, e café (sim, eu vivo de café).


Tarefa

Começo lendo o sumário do capítulo. Faço isso porque assim eu tenho uma idéia geral do que vou ler e os termos importantes que tenho que prestar atenção. Depois do sumário, dou uma olhadinha por cima e leio os subtítulos e as possíveis definições que ficam na lateral das páginas. Agora eu tô preparada pra ler o capítulo inteiro.

Enquanto leio, vou marcando as partes importantes. Se estou lendo um livro alugado eu não marco nada, ao invés eu marco a página apontando o que é importante. Já que inglês não é minha língua nativa, eu vou anotando as definições das palavras novas que não sei numa sticky-note (dica: o dicionário online Merriam-Webster é ótimo, bem como o aplicativo). Se estou lendo um artigo que imprimi do BlackBoard (um portal do estudante) ou se foi um documento entregue em sala de aula, eu rabisco tudo! Escrevo diretamente no papel, ponho minhas anotações, escrevo as definições, e marco com marca-texto. Independente do que estou lendo, sempre faço anotações e comparo com as que fiz na sala de aula. Isso me ajuda a assimilar a matéria e é uma boa maneira de revisar.

Quando termino com as leituras, estou pronta para responder as perguntas ou escrever meu trabalho. 

Provas

Quando estou estudando para as provas, primeiro reviso minhas anotações. Se não lembro de algo muito bem, leio a parte específica sobre isso, não o capítulo inteiro. As outras coisas que eu lembro, leio bem por cima e vou repetindo e me ensinando à medida que vou lendo (isso mesmo, eu falo comigo mesma e pareço uma doida, mas não tô nem aí). Se estou estudando para uma disciplina que involve números, como estatística, eu refaço as questões para ter certeza que entendi as fórmulas e os conceitos completamente.

Se tenho tempo suficiente, normalmente rescrevo minhas anotações feita em sala de aula. Quando termino de estudar (e normalmente é tarde), vou dormir. Estudos indicam que uma noite de sono bem dormida é importante para reter informação (então, não estude tudo na noite anterior).

Grupos de Estudo

Grupos de estudo são uma ótima idéia. Normalmente não faço parte deles porque, como falei anteriormente, me distraio facilmente. Ao invés disso, encontro com um(a) ou dois(uas) amigos(as) e a gente ensina um ao outro o que a gente sabe mais. Ter alguém te ensinando de outra maneira o que você não entendeu ajuda muito e é muito útil para o aprendizado.

Bem, essa é minha rotina. Parece bem longa, mas uma vez que você começa você vê que na verdade é bem fácil e útil.

Agora, de volta aos livros!!!

No comments:

Post a Comment